MENTE CONFUSA = BAGUNÇA LIMPEZA = MENTE CALMA
- Gina Campos
- 9 de fev. de 2016
- 3 min de leitura

Há muito tempo percebo que casa desarrumada, desorganizada e entulhada atrapalha a minha organização mental. Eu fico confusa e perdida se encontro minhas coisas assim. E para falar a verdade, odeio encontrar minhas coisas assim.
Não vou dizer que sempre fui um primor na limpeza e organização porque estaria mentindo. Basta perguntar para meus irmãos. Eles com certeza têm lembranças do meu quarto quando mais nova. Contudo, eu cresci, saí do Brasil, me casei, virei mãe, me separei, voltei para o Brasil e todo esse processo, junto ao fato de ser professora e ainda dona de casa, me impeliu a procurar por pelo menos um mínimo de ordem no meu cotidiano. Principalmente porque percebo que puxei ao meu pai: tenho tendência a esquecer onde coloquei isso ou aquilo.

Não faz muito tempo atrás, eu era o moleque acima. Nos meus momentos de caos ao redor, enquanto, pela centésima vez, tentava limpar meu quarto, eu automaticamente pensava: “eu estou com questões mal resolvidas e é por isso que estou sem ideia ou ânimo para fazer isso ou aquilo. Não deveria ter deixado meu quarto ficar assim. Que caos!” E logo perdia o foco com algo que encontrava. Por outro lado, uma voz dentro de mim começou a dizer: “faça isso em casa e o resultado será uma mente mais tranquila. E mente mais tranquila trará vários benefícios”. Foi quando pensei na terapia ao contrário. Limpar e organizar cada canto da minha casa pode ajudar a acalmar minha mente e clarear ‘azideias’ (como dizem na terra dos meus pais, em Goiás).
E foi a partir daquele momento do relato acima que comecei a pensar em meios de organizar minha casa para que ela continuasse assim porque, afinal, casa em ordem = minha cabeça também em ordem.

O que fiz (e ainda faço?) para atingir a meta de ser organizada de maneira funcional para que eu possa curtir outros aspectos da minha vida? O seguinte:
- Leio sobre o assunto organização e administração de tempo (falarei sobre livros que li, estou lendo e continuarei lendo a respeito);
- Sigo blogs e vejo vídeos sobre o assunto (falarei sobre eles também);
- Fiz e quero fazer outros cursos sobre organização profissional.

O resultado disso tudo? Aprendi muito! Aprendi que administrar meu tempo e minha casa de maneira organizada me deixa mais calma e mais alerta também.
Outra lição é que aprendi a me desapegar das coisas. Não tenho tanta necessidade delas para lembrar o que vivi e experimentei. E assim aprendi a destralhar. Aprendi que:
- Destralhar é fundamental sempre;
- Destralhar ≠ ser indiferente a experiências passadas;
- Destralhar = mais tempo disponível para interesses diversos;
- Destralhar = casa menos entulhada;
- Casa menos entulhada = menos poeira;
- Menos poeira = menos tempos gasto com limpeza;
- Menos tempo gasto com limpeza = (novamente) mais tempos para outros afazeres ou projetos.
- Mais projetos = possível inclusão de experiência em doar e ser caridoso com outras pessoas.
- Ser caridoso com outras pessoas e ter tempo para outros projetos = ser mais feliz!

É isso. Foi simplesmente um papo breve para explicar o porquê de eu apreciar uma vida mais simples e com menos coisas ao redor. É porque me deixa mais tranquila. Eu sinto que enxergo tudo bem melhor e consigo ser mais eficiente como mulher, mãe, profissional e dona de casa.
Amanhã, falarei sobre o processo que foi destralhar o meu quarto e meus documentos. Olha... Não sabia que papelada dava tanto trabalho! Tinha uma ideia. Mas valeu a pena!
See you tomorrow!
Comments